• Ligue-nos
    +351 963 336 402
    +351 245 997 040
  • Rua António Bastos Leitao
    16 Zona Industrial
    Flor Da Rosa, Crato

FAQ'S - Madeiras Importadas

Perguntas frequentes

  • Por que é que a secagem da madeira é importante?

    É essencial secar a madeira, para que se possa utilizar como material de construção. A verdade é que para algumas possíveis aplicações da madeira, o teor de humidade é pouco importante, como é o exemplo da construção de cercas, mas para a construção de estruturas e habitações, é de vital importância. Em algumas madeiras, o teor de humidade pode ser supe- rior a 200%, para que se torne um material fiável deverá ter um TH de aproximadamente 18%.

    Define-se “humidade da madeira" como o rácio entre o peso de água nela contido, e o peso dessa madeira absolutamente seca, isto é, sem água alguma.

    Razões para o processo de secagem da madeira:

    2. Redução no risco de ataque de fungos apodrecedores e “bixo da madeira", (quando o índlce de humidade é Inferior a 20%, torna-se praticamente imune a este tipo de ataques) e, evitando assim a perda de valor económico da madeira;

    3. Aumento da dureza da madeira, ou seja, ao retirar a água a matéria torna-se mais firme e mais resistente;

    4. Redução na movimentação dimensional da madeira, ou seja, todos sabemos que a madeira tende a contrair-se conforme vai secando e expandir-se conforme absorve humidade. Através da secagem esta tendência desce consideravelmente assim como a tendência para que a ma- deiras, como matéria prima "viva", acompanha naturalmente o desenho dos seus veios e empene; 5. Melhoria na tratabilidade. Quando uma peça de madeira tem um teor de humldade Inferior a 20%, torna-se mais fácll a absorção/impregnação de químicos, tintas ou óleos; 6. Aumento da resistência mecânica. Em comparação com uma peça de madeira húmida, uma madeira previamente seca apresenta uma sensível melhoria nas suas propriedades mecânicas, tais como: flexão estática, compressão e dureza; 7. Trabalhabilidade mais facilitada. Uma madeira seca é multo mais fácil de trabalhar, por exemplo ao aplainar ou lixar, não só reduzirá custos de mão-de-obra pois não vai precisar de tanto tempo para obter bons resultados como os próprios resultados serão de qualidade supe- rior; 8. Aumento da capacidade de colagem, tornando-se bastante mais facilitado o processo de produção de laminados e também a aplicação de outros materiais de colagem; 9. Aumento da capacidade de fixação. Ao colocar parafusos ou pregos em peças secas garante uma maior fixação pois, com a madeira húmida as ferragens tendem a afrouxar; 10. Melhoria nas propriedades de Isolamento natural da madeira. Uma madeira seca conduz menos calor que uma húmida, além de aumentar sensivelmente suas propriedades de Isolante elétrico e acústico; 11. Redução nos custos de transporte. Se a madeira perde água Iogo perderá também peso e assim podem transportar-se mais m3 de madeira de uma só vez;
  • As vantagens da Madeira Termo-modificada
    - Durabilidade - Estabilidade dimensional - Uniformidade da cor da madeira - Processo 100% ecológico “A Termo-Modificação é um processo tecnologicamente avançado que utiliza apenas calor e vapor de água. A madeira é sujeita a um aquecimento gradual até temperaturas entre 160ºC e 230ºC, o que altera a sua estrutura molecular, tornando-a assim mais resistente e dimensionalmente mais estável, conferindo-lhe propriedades semelhantes às das espécies tropicais. O tratamento térmico confere à madeira uma coloração de tom quente e mais escuro. No processo de produção da madeira termo modificada não são utilizados compostos químicos que produzam um efeito nocivo no meio ambiente, nem é aplicada qualquer substância na madeira durante o tratamento. A ausência total de compostos químicos preserva a beleza natural da madeira, permitindo a sua conjugação harmoniosa com inúmeras soluções decorativas”.

Não encontrou a sua resposta? Coloque-nos a sua questão

Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados neste site.

image